Greves para um futuro melhor - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 14/08/2012

Status:

Corrigida
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Em meio a atual desvalorização da educação pública por parte do governo brasileiro é válido e necessário que pessoas se unam em uma ação em busca de seus direitos, mesmo que isso signifique trazer alguns prejuízos temporários.

É preciso estar atento aos passos de nossos governantes, especialmente quando estão relacionados à [a] uma área tão basica [básica] e importante como a educação. E é vendo esses passos que pessoas viram o atual descaso que está havendo com ela, onde temos uma verba baixa e uma desvalorização do trabalho dos docentes, além de outras ações negativas. Nessa situação [situação,] a talvez única medida efetiva que podemos tomar é a greve, como ocorre atualmente nas universidades federais. Isso porque é através dessa paralisação que pode-se  [se pode] obter mais valor do governo e faze-lo [fazê-lo] repensar suas ações. Além disso [disso,] é uma otima [ótima] forma de atrair a mídia e, consequentemente, a população para esse problema.

É claro que em uma greve, como em todas as outras coisas, também há o lado ruim. Uma grande quantidade de jovens no país acabaram ficando sem aulas e isso já por um bom tempo. Mas é possível progesso sem alguns sacríficios? Será que a ciência teria progredido tanto se vários cientistas não tivessem ido contra a igreja na Idade Média? Será que mulheres teriam alcançado esse grau de igualdade com os homens se muitas não tivessem morrido por isso antigamente? É evidente que, em maior ou menor escala, temos que abrir mão de certas coisas para podermos melhorar o futuro. Portanto, esses prejuízos que enfrentamos hoje com certeza valerão a pena se forem para criar uma educação publica [pública] de maior qualidade no futuro.

A atual greve nas universidades federais, embora esteja prejudicando muitos estudantes, é um jeito válido de se tentar chamar a atenção do governo e faze-lo [fazê-lo] dar mais valor à educação pública. Mas isso não deve ser apenas uma preocupação de docentes e funcionários técnico administrativos [técnico-administrativos], e sim de toda a população do país. Se todos cobrarem e se preocuparem com o que anda sendo feito [feito,] podemos chegar num futuro onde greves não sejam mais necessárias e onde a educação do Brasil será colocada como prioridade.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas colocações em torno da problemática do tema. Contudo, faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto. Além disso, procure ser mais crítica ao analisar os fatos a fim de promover uma rica discussão. 

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente