O Brasil nos últimos três meses presencia a maior greve da rede federal dos últimos quinze anos. A rede federal está em quase toda sua totalidade parada, e na última semana os policiais federais também aderiram ao manifesto.
Porem [Porém,] tudo isso é camuflado por uma mídia que parece ser uma marionete que é manipulada por um governo extremamente intransigente, governo esse que mesmo diante de todas essas mobilizações, como a ocorrida no Rio Grande do Sul, onde na oportunidade estudantes, professores, técnicos e servidores em geral, bloquearam [em geral bloquearam] uma das mais importantes pontes da cidade, ainda não ofereceu uma proposta digna que atenda aos clamores das categorias em greve.
No ano de 2011, aconteceu uma situação parecida. 96% (por cento) dos institutos federais aderiram a uma greve que durou noventa dias, na qual nenhuma reivindicação foi atendida. Caso a nova greve da rede federal (que também afeta os institutos) complete três meses serão totalizados seis meses de greve sem nenhuma “vitória” dos reivindicantes.
Isso só alimenta a indignação de servidores que apesar de todo esforço não alcançam uma negociação justa, e [justa e] ainda são obrigados a ver a mídia omitindo fatos reais (manifestos e reivindicações) e divulgando calúnias (propostas inexistentes “feitas” pelo governo). Alimenta também a indignação do alunato que sem dúvida são os mais prejudicados, causando altos índices de evasão.
O que mais incomoda é saber que a mídia não dá a importância necessária a movimentos que mostram uma face de um Brasil desconhecida, um povo que luta e que corre em busca dos seus direitos, direitos esses que não são só aumentos salariais, mas também a busca por uma educação mais digna, por uma melhoria na infraestrutura e qualidade do ensino, isso é a base para a formação do famoso “futuro do Brasil”.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram o tema. No entanto, apesar de seu texto ter sido bastante informativo, faltou a parte de refletir sobre como a greve implica na sociedade e educação. Seja crítico ao analisar os fatos a fim de promover uma boa discussão em torno da questão. Além disso, levante fatos para comprovar suas colocações.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |