Não há duvidas [dúvidas] em relação à capacidade transformadora advinda de uma educação de boa qualidade. Paulo Freire, importante pensador em relação à educação no Brasil, é autor de grandes trabalhos, os quais evidenciam a importância da educação. Todavia, o fator educacional ainda não é considerado prioridade por parte de ossos governante [nossos governantes]. Sob esse cenário de descaso, assistimos o [ao] movimento grevista dos docentes, em [docentes em prol] prol da educação.
A greve dos professores das universidades federas ultrapassa os sessentas dias, e, até o momento, não houve conquistas. É notório o descaso com a educação pública em nosso país, aonde [em que] privilegia-se mega-eventos, como a Copa do Mundo, Olimpíadas, como também um desenfreado consumismo em detrimento de um plano educacional que atenda as necessidades reais do país.
Assim, grave [a greve] excede os limites de apenas o interrompimento do ano letivo nas universidades. A paralisação das aulas, neste contexto, representa a tomada de partido. É a tomada de partido para a valorização do professor, por melhores condições de trabalho, pela melhoria dos campi universitários, enfim, por mais investimentos no setor educacional. A greve, portanto, representa um movimento em prol de uma educação digna, justa, e [justa e] que esteja nas preocupações centrais de nossos governantes.
Greve, nas sociedades modernas, representa um árduo socorro por melhores condições acerca do trabalho. Contudo, quando se trata de greve por parte dos professores, expõe-se as dificuldades no fator que sustenta uma sociedade realmente democrática: a educação. Evidentemente, precisamos de uma verdadeira revolução na educação pública de nosso país, para lançar luz sobre a constatação de Paulo Freire: encararmos a educação como prática libertadora, a fim de romper com todo atraso e precariedade da educação pública. Enfim, os professores pedem socorro.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e atenderam à proposta. No entanto, faltou extrapolação do recorte temático (ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e comprovar sua tese. No mais, atente-se à clareza de sua produção.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |