A nação necessita de servidores públicos dedicados, que cuidem da administração dos bens comuns e sirvam à sociedade. Sem eles é difícil imaginar progresso. E é justamente por terem consciência da importante classe ocupada que, através do movimento grevista, lutam por melhorias. Assim, será que a greve é, realmente, um instrumento efetivo nesta luta?
A resposta poderia ser negativa caso fosse devidamente cumprido o que está na Constituição de 1988. Nela, o servidor público tem direito ao reajuste salarial todo ano, porém, o administrador público, único responsável para evitar as greves, insiste em não repassar tal obrigação. Nesse sentido, a inflação aumenta chegando a um ponto em que o salário perde o poder aquisitivo. É pela situação ser tão consequente assim, que, neste ano de 2012, a paralização na maioria das 57 instituições teve início antes do encerramento do primeiro semestre.
Tudo isso é resultado de um fator: corrupção política. E como existe tanto desse mal na educação pública, a única saída dos servidores deve ser a greve. Deve ser esta, pois antes de tudo são educadores pra vida, os quais necessitam transparecer o verdadeiro descaso passado pelo país. Além do reajuste salarial, o governo deveria investir na capacitação dos proficionais [profissionais] da área, bem como melhorar as estruturas escolares para amenizar a dívida que possue [possui] com o setor educacional público e diminuir as desigualdades. Um fato confirmante da disparidade existente entre o campo privado e público do ensino brasileiro, foi [brasileiro foi] o resultado do Enem 2010. Segundo a Inep, [o Inep] das 100 melhores escolas classificadas nesse processo seletivo, cerca de 13 eram públicas.
Essa é uma realidade absurda, na qual, deveria [a qual deveria] enfatizar o salário desprezado daqueles que a movem. Há quem argumente que os servidores de Estado gozam de certos privilégios negados aos trabalhadores comuns, como estabilidade no emprego, salários mais altos, além de estarem protegidos por um regime previdenciário especial. Porém, diferente dos outros, o servidor público deve ter exclusividade no serviço e não pode exercer outra atividade remunerada.
Diante do exposto, observamos que a greve é uma mobilização em prol da educação pública. Algumas melhorias, pois, só foram possíveis através dela, já que nem mesmo o professor mais apaixonado pela profissão é capaz de aceitar a perda do poder aquisitivo de seu salário; situação essa acarretadora da desvalorização da profissão de educador, uma vez que provoca temor nos atuais estudantes e possíveis futuros servidores públicos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta ao desenvolver um texto claro que retratou algumas das questões que envolvem o tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além do senso comum!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |