A greve vem com o intuito de alertar as autoridades que a população não está satisfeita com o que vem acontecendo. Lado a lado, a mídia torna tudo mais fácil de ser esclarecido pela sociedade ou esconde cada vez mais os fatos.
Não é novidade que a educação pública no Brasil precisa ser melhorada. Crescemos em um país onde é dito que temos uma das melhores culturas mundiais, mas do que adianta termos uma cultura a zelar se o ensino é fraco e nos torna cada vez menos fluentes até na hora de falarmos nossa própria língua?
Em um país onde a taxa de analfabetismo está cada vez mais decrescente relatando uma população mais alfabetizada me faz * pensar se estamos mesmo formando pessoas conscientes de cada conteúdo ensinado ou apenas passando-os para o próximo ano letivo. Juntamente, vem a questão dos professores cada vez menos amparados pelas autoridades.
A greve nas universidades é uma conseqüência [consequência] do que já vinha ocorrendo a muito tempo atrás. [há muito tempo.] Anos antes os professores da rede publica [pública]de ensino médio também entraram em greve, foram meses sem aula, compensados em sábados. Reajuste salarial para as pessoas que ensinam todo o país a crescer, formar idéias [ideias] com o intuito de ensinar cada vez mais, parece extremo aos olhos do governo brasileiro.
Diante disso, deveríamos rever toda a questão com cuidado e impor o que seria melhor para a educação. Reajustar salários, fiscalizar escolas com consciência, tolerância e respeito de todos. E quem sabe assim conseguirmos [conseguiremos] um país mais justo com uma educação bem elevada e população satisfeita.
Comentários do corretor
Cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em Dissertações*
Seu projeto de texto abordou o tema, porém faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações,contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto e validar sua tese. Vá além da abordagem superficial e extrapole o senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |