Atualmente [Atualmente,] vários setores públicos e governamentais estão entrando em greve, policiais, bombeiros e agora as universidades. A greve das universidades esta [está] acontecendo há mais dois meses e ainda não a previsão de termino [término].
As universidades estão certas em reivindicar seus direitos de mudança no plano de carreira e melhorias salariais, contudo o governo se sente pressionado [pressionado,] mas está demorando muito para tomar uma atitude qualquer.
Por causa da demora de manifestação do governo [governo,] as universidades terão que prolongar as aulas até o inicio [início] de 2013 [2013,] já que reitores de cinco regiões descartaram a possibilidade de descartar o semestre e apostam em reposições, com esta demora o mercado de trabalho poderá ser afetado por não ter pessoas capacitadas o suficiente.
O governo está fazendo negociações inúteis por que [porque] aparentemente o problema só será resolvido quando o governo resolver ceder, mas a ultima coisa que qualquer pessoa quer é que para o governo aumentar o salario dos professores [professores,] ele inventa [invente] um novo imposto para que possa pagar este dinheiro.
Em quanto os [Enquanto as] universidades estão paradas que mais sofre com isso são os alunos que agora não fazem nada a não ser espera [esperar] as responsáveis encerar [encerrar] a manifestação e com certeza eles querem voltar as [às] aulas com melhorias para que eles possam ter um melhor aprendizado.
Com todas essas greves que estão acontecendo no setor publico espero [público, que haja uma boa evolução principalmente na educação desse pais [país,] pois sem ela não teria um serviço de qualidade em setor algum e seria impossível o nosso pais chegar a ser um pais de primeiro mundo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, não apresentou uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que levasse seu texto a sobressair ao senso comum. Apresente fatos e exemplificações concretas que validem sua tese. Evite achismos, generalizações e cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em dissertações!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |