Não é de hoje o que o [que o] problema na educação vem afetando o Brasil drasticamente. Acompanha-se hoje massivamente notícias relacionadas às greves nas Universidades Federais, mobilização como essas que visam melhoras [melhorias] na educação publica [pública].
Uma as [das] frases de Willian Skakespeare, do poema um dia você aprende ["Um dia você aprende", que diz, ”... se não sabe para onde está indo qualquer lugar serve...”, é exatamente o que passa com a educação, são vários lugares precisando de consertos que inviabiliza onde começar, e [começar e] a greve em Universidade Federal são uns melhores caminhos para se seguir.
O setor educacional brasileiro está escasso de mobilidade, a visão de maioria da população aglomera-se a da mídia, no qual conduz o seu receptor a creditarem que só existe problema no exterior, crises, guerras, e esquece-se de mostrar o que os afligem em sua realidade nitidamente. A falta de uma população condutora de seus próprios direitos constrói-se [contrói] cidadãos analfabetos de suas vidas.
Os políticos, no qual, representa [os quais representam] os cidadãos, alegam [cidadões alegam] que é muito importante que haja dialogo [diálogo] para que possa entrar em acordo, outros firmam que o direito ao salário não é maior que a educação. Sim! Nada é tão grande do que a educação em um país, mas tão poucos se fazem com quem promove a educação todos os dias, os professore, se não é dando aula é preparando-as; [preparando-as.] As greves devem ser usadas em prol à [da] mobilidade educacional, o Brasil está no limite de desorganização.
Todavia, esse ano eleitoral é um momento politico propício para mobilização educacional, tem entrada de presidente e votação a prefeito, onde se possa avaliar o que se prometeu e o que está prometendo, as greves leva a [levam à] reflexão que sem professor não há educação, sem qualificação não há professor, pois evitando esse ciclo de evolução insatisfatória que o Brasil terá melhora na educação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada. Apresente argumentos embasados em fatos e exemplificações concretas, fuja do óbvio e do senso comum!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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