Abster-se de sua atividade profissional em troca de benefícios é uma prática que testemunhamos fartamente: policiais, caminhoneiros, médicos e qualquer outra classe operária insatisfeita paralisa suas atividades e reivindica melhorias. Contudo, a população fica refém dos grevistas que estão empenhados em causa própria.
A greve, apesar de ser uma movimento histórico com raízes bem antigas, continua sendo praticada atualmente e o número de adeptos aumenta cada vez mais, pois percebe-se que a paralisação de trabalho é um recurso bastante eficaz à disposição dos trabalhadores para obter determinada reivindicação. No entanto, embora seja uma prática legítima, a greve invariavelmente vitimiza pessoas que deveriam ser atendidas pelos grevistas, e salvo exceções, não contribui para melhorar a sociedade. Além do mais, há casos em que algumas vítimas pagam com a própria vida, haja vista o que ocorreu, recentemente, na greve da policia militar na Bahia.
Sendo assim, os professores estão apenas tentando melhorar sua situação financeira e profissional, clamando por melhorias como aumento salarial, plano de carreira entre outros benefícios. A concessão de tais reivindicações não significa um avanço na educação pública, representa apenas uma vitória dos professores universitários, visto que as instituições públicas de ensino continuarão inalteradas, permanecerão com a mesma filosofia de ensino, infraestrutura precária, professores sem dedicação exclusiva que devido à baixa remuneração são obrigados a lecionar em várias escolas, atingindo uma carga horário exaustiva. Em muitos casos a situação é absurdamente inaceitável, haja vista o que está acontecendo atualmente no estado do Rio de Janeiro: devido à expansão no número de vagas nas universidades federais, graças ao Reuni, há muitos alunos estudando em contêiner. Portanto, em hipótese alguma a greve dos professores contribuirá para o avanço da educação pública.
Dado os fatos expostos, percebe-se que a força da greve é inegável, entretanto mostra-se incapaz de contribuir para o bem-estar social.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e fez colocações pertinentes em torno da problemática imposta. No entanto, você poderia ter realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) visando fundamentar sua linha argumentativa.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |