Educação! Será que tem solução? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 13/08/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo ‘’Karl Marx’’[Segundo Karl Marx,] os movimentos grevistas podem ser conhecidos como ‘’Luta de Classes’’, onde pode ser fazer uma comparação entre um trabalhador de um lugar com outro da mesma profissão mais trabalhando em, outro pais [em outro país] , sendo muito melhor ser professor nos E.U.A. do que aqui no Brasil, com quase três meses de greve dos docentes e técnicos administrativos [técnicos-administrativos] se arrastando sem uma solução satisfatória, prejudicando milhares de estudantes em todo o pais [país]. Os servidores públicos reivindicam melhores salários e melhorias nos novos programas do MEC.

A Paralização conjunta em quarenta centros de educação superior tem como objetivo colocar um basta no descaso e na falta de investimento em todos os setores educacionais. Os mais prejudicados com todo esse empasse entre, governo, e, grevistas, são [impasse entre o governo e grevistas são] os, alunos, [os alunos] que já perderam grande parte do semestre, impedidos de estudar, alguns perderam seus estágios ou estão por perdê-los.

Ajuste salarial e restruturação de carreira e [é] o foco principal dos servidores, no entanto as propostas do governo estão bem abaixo, do [abaixo do] exigido pelos grevistas, que se mostram determinados a prolongar a greve por mais tempo. Além de pedirem também a organização dos programas educacionais criados pelo MEC, recentemente, reclamam do aumento da carga horaria [horária], das terceirizações e dos concursos para serviços temporários.

Dessa forma [forma,] percebe-se que, a [que a] melhoria depende do governo federal, destinar mais recursos a educação e atender aos pedidos dos servidores públicos, que tem [têm] toda a razão em estarem reivindicando tais pedidos, dessa forma os alunos mesmo  [mesmos] prejudicados por um determinado tempo, serão os maiores beneficiários com todo esse movimento.

Comentários do corretor


Suas ideias retrataram o tema. No entanto, não houve uma linha argumentativa ampla que discutisse criticamente as questões que envolvem o recorte temático. Além disso, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Leia mais a fim de aguçar sua percepção crítica acerca dos fatos!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente