A educação pública necessita de transformações em âmbito nacional, as mobilizações e a greve nas universidades federais são exemplos que de sistema público de educação precisa de reformas, a greve em curso não é só para melhores condições de trabalho para professores, mas por democracia, contra os cursos pagos, por assistência estudantil, por mais salas de aula, laboratórios, bibliotecas.
A greve é uma das práticas mais difundida e direta [difundidas e diretas] na busca de direitos dos trabalhadores, as manifestações que ocorrem nas universidades têm seu caráter reivindicatório em prol da educação pública de qualidade, toda manifestação aponta que uma situação precisa ser revista e reformulada procurando um consenso entre as partes.
A paralisação dos docentes, que atinge milhares de alunos, mostra um completo descaso por parte dos governantes na educação pública, não há investimento em infraestrutura das universidades, faltam valorização e reconhecimento da classe dos docentes e isso ocorre em todo território brasileiro, desde o ensino fundamental ao superior.
É necessário estabelecer um projeto que destine 10% do PIB para a educação pública, reajuste salarial e a valorização dos docentes e dos técnicos administrativos [técnicos-administrativos], melhores condições de ensino e estrutura especial para cada curso, por parte das instituições de ensino deve ser feita a correção do calendário estudantil para que o aluno não seja prejudicado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema, porém realizou uma abordagem simplista. Você tinha capacidade para ter ido muito mais além! Dessa forma, desenvolva sua linha argumentativa e sua percepção crítica dos fatos, realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de validar sua tese sobre o recorte temático e melhor explorar a diversidade de questões que o recorte temático favorece.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |