Os movimentos grevistas sempre foram uma arma reivindicatória importantíssima. As greves nas universidades federais buscam a valorização profissional da classe docente. Nesse contexto, os maiores prejudicados com as greves são os estudantes.
Os discentes assistem à queda de braço travada entre a classe docente e o governo Dilma, onde ambos mostram-se inflexíveis. É notório que os professores necessitam de maior valorização profissional. Assim, justifica-se a busca por reajustes salariais e pela tão esperada reestruração da carreira docente, porém o atual movimento grevista, ao iniciar-se, não esteve preocupado com os estudantes, pois iniciou-se antes do término das aulas do primeiro semestre e prejudicou o ano letivo.
Do mesmo modo que o movimento grevista não se preocupou com o ano letivo dos estudantes, o governo federal mostra-se despreocupado com o arrastar das manifestações que paralisam as aulas, pois suas propostas de acordo apresentadas aos grevistas não atendem às reivindicações, principalmente, no que diz respeito à reestruturação da carreira de professor universitário. Assim, o fim do movimento mostra-se distante e a classe estudantil sofrerá ainda mais com esse impasse.
Aliás, o governo brasileiro precisa reconhecer a necessidade de maiores investimentos na educação, onde a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, pelo Senado Federal é vital para que a reestruturação do ensino público no país ocorra e beneficie a população, pois com maiores recursos destinados à educação melhorias ficam mais suscetíveis a ocorrer.
Desse modo, o movimento grevista faz-se justo e oportuno. O sistema educacional público brasileiro necessita de amplas melhorias e o reconhecimento da classe docente pelo governo brasileiro é primordial. Assim, tanto o governo federal quanto os grevistas precisam mostrar flexibilidade nas negociações para que as greves tenham fim e não prejudiquem ainda mais os estudantes brasileiros.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feitos boas considerações. Todavia, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além da abordagem superficial e realize uma boa reflexão acerca das implicações em torno da problemática do tema. Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |