Todos sabem que greve é um direito de toda classe trabalhadora, para mostrar que estão insatisfeitos com alguma coisa no trabalho, mas até onde vale a pena se expor para conseguir o que tanto se pede?
Desde 2010 [2010,] o movimento grevista está forte no Brasil, entre os professores, começou pela paralisação geral das escolas estaduais que ficaram paradas por 48 dias, em 2012 [vírgula] esse movimento chegou às universidades e institutos federais, das quais 57 das 59 e 34 dos 38, respectivamente estão parados a mais de 80,* a greve que já comprometeu o ano letivo de 2012, e tende a comprometer o início do de 2013 também.
Sim, eles têm esse direito, mas e os alunos que estão parados sem saber o que fazer, e [fazer] que não tem [têm] condições de passar para uma universidade particular? Não pode continuar do jeito que está. O governo federal faz [fez] a maior “festa” porque a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 vão ser no Brasil, estão investindo milhões. Eles querem se igualar ao nível dos Estados Unidos, porém, porque [por que] não investem milhões, bilhões na educação do nosso país? Dessa parte eles se esquecem, ou melhor, ficam se fazendo de cegos e surdos para todas as reivindicações, pedidas pelos professores.
Ao invés de tentar, negociar [tentar negociar] com os professores, para que as duas partes fiquem satisfeitas, e [satisfeitas e] pelos [pelo] menos fingir que se importam com os estudantes que estão sendo prejudicados, eles preferem continuar impondo só o que lhes interessa. Dessa forma [forma,] os professores vão ficando cada vez mais irritados e firmes na decisão de continuar a greve. Eles poderiam pensar em qualidade, pois professores satisfeitos ensinariam melhor, mas pra que? [para quê?] Se puderem ter dez, vinte médicos, farmacêuticos, dentistas, mesmo sabendo que não valem por um? Números são mais atraentes do que conteúdo.
Os governadores ainda acreditam no fim da greve, no entanto,os professores aguardam uma proposta descente [decente], quem sabe quando cem por cento das universidades e institutos federais estiverem em greve, eles acordem, e [acordem e] comecem a pensar em uma solução.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema. No entanto, para validar sua posição é preciso desenvolver uma linha argumentativa bem fundamentada que comprove sua tese. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Além disso, preocupe-se com a clareza de suas colocações a fim de deixar claro seu raciocínio para o seu interlocutor.
*A má construção do trecho comprometeu a construção do sentido do que você pretendia informar
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |