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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 13/08/2012

Status:

Corrigida
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É inegável, que [inegável que] uma das maiores dificuldades encaradas pela sociedade brasileira sempre foi a educação pública. Diante dessa lamentável situação, os docentes, e [docentes e] alunos aderiram recentemente ao movimento grevista em todo país, afim de despertar, e [a fim de despertar e] abrir os olhos da sociedade, bem como, das [como das] autoridades competentes.

O movimento das greves de professores nas escolas públicas, tem [públicas tem] como objetivo primordial, melhores [primordial melhores] condições para lecionar. Pois, para conseguirem custear suas despesas básicas, passam a dar aulas em diversas escolas e vários turnos, comprometendo assim o desempenho de tais profissionais, tendo como conseqüência [consequência], evidentemente,uma má qualidade de ensino.

Outro ponto negativo, é [negativo é] a situação precária, de infra-estruturas [precária de infraestrutura] em universidades, que foi investigado e apresentado pela mídia televisiva. Causando sentimentos de revolta e a sensação de total descaso, com umas da [das] áreas que deveria ter prioridades, para  [prioridades para] construção de uma sociedade digna.

No entanto, greves parecem não ser o suficiente para contornar esse quadro na educação pública do país, uma vez que quase nunca são atendidas as solicitações e exigências da categoria, que acabam voltando as [às] aulas para não perderem o ano letivo. Deixando [Deixando,] dessa forma [forma,] demonstrarem um ponto fraco para seus "adversários" nessa batalha que se estende a muitos e muitos anos.

Diante das sérias dificuldades para contornar a situação educacional,Visto que, greves tem [visto que greves têm] um efeito bastante insignificante. Mas deixando evidente o interrese voltado a mudança, a geração atual precisa recruta-se [recrutar-se] cada vez mais,fazendo uma "revolução", Parando [parando] de fato o país que se diz querer ser uma das futuras potências mundiais.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema, no entanto, vá além de uma abordagem simplista e superficial ao mobilizar exemplificações concretas que comprovem sua tese retirem seu texto do senso comum. Além disso, atente-se às regras de uso da vírgula visando não prejudicar a construção de sentido de seu texto.

Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente