Brasil, país que investe em infraestrutura, construção de indústrias, hidrelétricas, e até mesmo de [em] estádios de futebol, acaba esquecendo-se de investir no principal pilar de uma sociedade: a educação pública. A atual consequência deste desfalque são as greves nas universidades públicas, que só fazem piorar o cenário em que se encontra a educação brasileira.
As greves, de fato, sempre foram instrumentos de mobilizações que forçam, de forma eficiente, as negociações com patrões intransigentes, como foi o caso da greve operária do ABC paulista, em 1978. Seguindo esse conceito, professores das universidades públicas cruzam os braços e reivindicam por melhoras salariais e nas condições e remunerações do trabalho. Porém, não se deve descartar o fato de que os maiores prejudicados da história, não [história não] são os “patrões”,no caso o governo,e sim os alunos das universidades em greve.
Os descasos com a educação pública brasileira,e [brasileira e] os investimentos que deveriam ser realizados em relação ao ensino superior público,fazem [público fazem] com que a maioria da população prefira universidades particulares em vez de universidades públicas. Uma possível explicação para essa preferência seria o fato de o governo não remunerar e valorizar corretamente o professor, que por sua vez não faz questão de exercer seu papel com qualidade.
Porém, em uma sociedade composta por jovens alienados, e [alienados e] até conformados com certas situações, é de se esperar que a greve tome proporções maiores. Jovens estes que no passado eram os primeiros a participar [e] reivindicar em questões políticas e até trabalhistas, como o movimento “os caras pintadas”, por exemplo.
Portanto, antes de organizar uma greve deve-se levar em consideração os prejuízos acarretados, que [que,] no caso, vem atrasando a formação de bons profissionais para a sociedade. Por outro lado, não podemos esquecer de valorizar o papel do professor, o qual é muito importante. E o governo, por sua vez, deveria investir na educação pública, pois é um ensino de qualidade que forma cidadãos melhores e capazes de fazer com que o país seja reconhecido, não como o país do futebol, e sim como um país que prioriza a educação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações importantes em torno da problemática imposta. No entanto, preocupe-se com a clareza e precisão de seu projeto de texto, dessa forma, atente-se às regras de uso da vírgula e aos elementos de coesão.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |