A greve nas universidades, de um modo geral [geral,] pode proporcionar aumento salarial dos docentes, mudanças no plano de carreira e atraso do ano letivo acadêmico.
As paralisações em inúmeras universidades do Brasil, vêm [Brasil vem] crescendo devido ao descaso por parte dos órgãos governamentais, em relação ao ensino público.Por esse motivo a greve, se torna [a greve se torna] a única solução para resolver as necessidades das classes menos favorecidas. A luta dos professores por um aumento do piso salarial, é uma questão de reconhecimento e valorização dos seus direitos que não são atendidos pelas autoridades responsáveis, gerando assim vários conflitos entre governo e educadores que deveriam ser evitados.
A reivindicação dos professores por um plano de carreira melhor é sem dúvida uma forma de assegurar seus direitos, além de garantir a evolução funcional de cada profissional e sobre tudo [sobretudo] a valorização da profissão estabelecendo assim uma condições [condições] básicas [básicas,] garantindo a qualidade de ensino nas universidades e escolas pública [públicas].
A greve causa transtornos para muitos estudantes, tanto para aqueles que estão perto de graduar, quanto àqueles que vão ingressar ou já estão na universidade pública. O atraso no ano letivo acadêmico pode até comprometer as férias, caso os professores não consigam compensar as aulas que não deram.
Porém, a mobilização nas universidades é em prol da melhoria dos professores, mas tal conquista com certeza refletirá pontos positivos para todos os alunos. Professores reconhecidos e valorizados, alunos qualificados.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou o tema proposto. Porém, não realizou uma ampla discussão e análise da questão. Faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Extrapole o recorte temático!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |