A educação pública é, historicamente, conturbada. Alvo de críticas e de poucas melhorias e incentivos, ela provoca indignação dos alunos e principalmente dos mestres. Nesse momento [momento,] as greves nas escolas e universidades surgem na tentativa de melhorar o ensino público brasileiro.
As greves tem [têm] grande potencial de melhoria, pois envolvem uma instituição por inteiro e mexem com a sociedade e todos os que dependem dela para crescer, inclusive o governo. Essa paralisações geralmente são devido ao mau incentivo aos professores. Desde as primeiras sociedades inteligentes, tal como a romana, quanto maior é a motivação financeira, melhor é a qualidade de ensino, são grandezas diretamente proporcionais.
Mesmo que exista alguns elementos atuantes em um segmento público que não mereçam o resultado de uma paralisação, os que à [a] merecem, trabalharão melhor e os aprendizes serão capazes de adquirir novos conhecimentos. No futuro próximo, ambos descobrirão o prazer de suas profissões e buscarão o aprimoramento.
Portanto, as greves tem [têm] potencial de dar início a uma sucessão de acontecimentos que podem melhorar o ensino público brasileiro, o início de uma bola de neve. Depois que essa bola embalar, numa montanha tão extensa e propícia como o Brasil, ninguém segura mais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto falou do tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial. Você poderia ter melhor desenvolvido sua linha argumentativa, realizado um trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor explorar as ideias e questões que o recorte temático favorece.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |