Os dois lados da moeda - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 12/08/2012

Status:

Corrigida
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Os problemas da educação no Brasil já são conhecidos por muitos de nós e recentemente ocorreu mais uma disputa por melhorias no ensino que foi o início da greve nas universidades e institutos federais, no entanto a população brasileira se ver [vê] dividida em apoiar ou não esse movimento, pois não é dado o devido espaço para os reclamantes e as ações do governo parecem pouco favoráveis para um acordo. Desse modo, torna-se preciso conhecer ambos os lados para formar nossa opinião.

Para os grevistas, as condições do ensino superior estão bem desfavoráveis, visto que reclamam não apenas por aumento salarial, mas também por um plano de cargos e carreiras que significa um acréscimo financeiro de acordo com o tempo na função e de com o nível de especialização. Por exemplo, professores que tem [têm] dedicação exclusiva devem ser melhor remunerados, porque atualmente recebem um determinado valor salarial mais gratificações temporárias sem a definição por leis de ordens exatas, conforme o colunista Mateus Prado do Portal IG.

Por outro lado, o governo argumenta que o orçamento para educação até 2015 já estas [está] sendo fechado e que maiores acréscimos implicarão no aumento da inflação e que mesmo assim enviou várias propostas, sem sucesso, aos professores. Logo, sendo assim, os estudantes ficam a espera [à espera] de uma resposta para dar continuidade aos seus projetos de conclusão de curso, de estágio e de recebimento de bolsas de estudos que para algumas estão perto de se vencer e atrasando o semestre, dessa forma, causando transtornos à vida acadêmica de muitos.

Portanto, o direito a [à] greve dos servidores federais é legítimo e sensato, pois para se ter uma educação de qualidade é necessária [necessário] dar boas condições de ensino aos docentes, entretanto, é preciso adicionar às reclamações os interesses dos discentes que são a criação de vagas nas universidades, mais auxílios financeiros para quem mora longe, mais bolsa de iniciação científica e mais laboratórios tecnológicos para que, desse modo, essa mobilização torne-se inteiramente focada em um novo projeto de educação que vise mudanças reais no atual sistema.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta, desenvolveu-se de forma precisa e fez boas considerações. No entanto, apesar de seu texto ter sido bastante informativo, faltou o caráter crítico e analítico esperado em torno da questão. Vá além do esperado ao tecer uma rica discussão em torno da problemática do tema!

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente