‘‘A educação tem raízes amargas, porém os frutos são doces’’ citou Aristóteles, mas no momento os estudantes das universidades federais brasileiras só conseguem percebem as raízes amargas devido os [aos] recentes acontecimentos. Todos os anos milhares de estudantes brasileiros se preparam para a prova do vestibular, e [vestibular e] entram na faculdade com um sonho em comum de se formar e possuir uma bela carreira. Mais [Mas] no momento esse sonho terá que ser adiado em um semestre, pois a greve das universidades fará o calendário letivo avançar até o ano de 2013.
A greve dessas universidades não pode ser entendida como uma mobilização a favor da educação pública, mais [mas] sim como para beneficio próprio dos professores, pois os mesmo [eles] só visam o [ao] reajuste salarial. É impossível melhorar a educação publica [pública] brasileira sem aulas, sem professores. Chega a ser um ato irresponsável, como querer ter bons profissionais sem dar a eles condições disso? Não é justo que metas, sonhos e necessidades desses alunos sejam adiados por estas manifestações.
Todos esses profissionais em greve, são [greve são] graduados, muitos possuem mestrado e até doutorado, deveriam dar o exemplo de que o conhecimento é o alicerce de tudo, e como dar firmeza à construção desse alicerce se os principais construtores não estão trabalhando? Como? Não existe possibilidade alguma.
Portanto, Fazer [Portanto, fazer] uma greve quando se está em jogo a educação de milhares de pessoas, não é a melhor opção, por mais que com essas manifestações os governantes se sintam mais pressionados existem outras maneiras mais responsáveis para achar a solução do problema nesse caso,é o futuro do jovens que está em jogo,mesmo que seja em curto período de tempo,eles querem desfrutar dos frutos doces do qual Aristóteles se refere,esses estudantes são o futuro e consequentemente e irão [irão] ser responsáveis pelos desenvolvimento do país,que não pode ser adiado por atitudes insensatas.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e retratou o tema. Porém, não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e consistente que comprovasse sua tese. Realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivs históricas etc.) e desenvolva sua percepção crítica acerca dos fatos a fim de melhor explorar a questão e validar sua posição. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |