Problemática que já dura mais que 72 dias, atingindo grande parte das instituições superiores nacionais, prorrogando e atrasando o calendário acadêmico e, consigo [e consigo] carreiras, sonhos, programações, fazendo que com certeza o regime escolar se dê no período de recesso para se voltar a [à] normalidade do regime.
Não é de ontem que sabemos das dificuldades encontradas pelo meio acadêmico desde estrutura, remuneração [remuneração,] entre outros. Exigindo mudanças e melhorias a categoria se mobiliza para que de fato a situação se defina, porém quanto à efetividade da paralisação o governo como é de praxe irá acabar tapando buracos concebendo certas medidas inúteis e sem expressão, estas então irão “beneficiar” o segmento, sabemos que o caso continuará o mesmo, não satisfazendo os anseios da categoria, que escárnio!
Nesta gangorra, enquanto professores estão mobilizados à espera de recursos, estudantes ficam indignados com a circunstância e, profundamente [e profundamente] aborrecidos com a possibilidade de prolongar o ano letivo férias adentro, para poderem então seguir ou poder dar princípio ao seu futuro profissional.
Com a proposta de implantação de 10% do PIB para a educação [educação, resolveria] resolveria de fato a questão, que tende a perdurar por muito tempo, se atos concretos e consistentes não forem tomados. Nessa metamorfose e readequação do cenário educacional superior brasileiro, com as atuais propostas dadas pelo governo [governo,] o posicionamento quanto à mobilização seguirá “firme e coesa” segundo o comando nacional de greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
Em suma devemos saber a importância do meio de educação superior federal, que é pelo qual que formam se [se formam] profissionais competentes e adequados, com o cenário atual estamos desanimando de vez os componentes desse ambiente. O governo como mantenedor dessa cadeia deve dar condições justas e significativas para nossos professores que deveriam estar no topo da categoria salarial, pois como diz a propaganda do próprio comando federal, tudo começa com um bom professor, e um bom professor claro inicia-se com condições favoráveis partindo da remuneração salarial adequada e coerente.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da problemática imposta. No entanto, atente-se às regras de uso dos sinais de pontuação a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e comprovar sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |