Mobilização já quase negativa - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 12/08/2012

Status:

Corrigida
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Reiterando fim das negociações com os professores das universidades e institutos federais, o Ministério da Educação visa não avançar mais do que dois meses o calendário letivo, que já está adiantado até o mês de fevereiro do ano seguinte.

Docentes de algumas universidades votaram pelo fim do movimento. No entanto, duas entidades, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinafese) não aceitaram a proposta, o que indica que, praticamente, todas ainda aderem à greve.

Após quase três meses, esse movimento grevista vem afetando a vida social dos demais indivíduos, esquivando-se de boas maneiras como o diálogo, e fazendo-se pouco necessário o protesto, no ponto de vista em que parar uma rodovia e fazer com que muitos vão ao trabalho à pé não é algo positivo para o reinvidicato [reivindicação]. Porém, medidas desse tipo foi [foram] um dos meios para que os manifestantes chamassem a atenção do governo.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, declara [declarou] que dez por cento do Produto Interno Bruto (PIB) será investido na educação, mas que este não é suficiente. No entanto, se não houvesse desigualdade social e corrupção, as alternativas seriam mais viáveis. É importante que se intensifiquem os investimentos em formas de desenvolvimento sustentável, como a reciclagem e a utilização de fontes limpas de energia como a eólica, a solar e a biomassa.

Sob essa expectativa por fim do movimento, faz-se necessário a participação com compromisso, não só dos órgãos responsáveis pela educação, como também dos integrantes que buscam por melhorias em suas carreiras. Dessa forma, fica a possibilidade de reverter o estado crítico ou piorar a situação.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta. Porém, faltou uma linha argumentativa bem fundamentada que promovesse uma boa discussão em torno do tema proposto. Realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e extrapole o âmbito do senso comum!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente