Quando pensamos em ensino de qualidade, principalmente para quem está em periodo [período] de vestibular, o que vem em nossa mente normalmente são as universidades mais concorridas, cursos de maiores demandas, ou seja, pensamos em um ensino cobiçado por muitos, mas que será previlégio [privilégio] para poucos.Alunos que enfrentam o vestibular pensando que possivelmente realizará seu sonho ao se formar numa universidade demasiada boa estão cada vez mais se decepcionando com as condições em que se encontra as universidades que lhes aprovou no momento em que começa a frequentar as aulas de seu curso e a conhecer a fundo sua universidade.
Recentemente, foi ao ar na emissora de TV Rede Globo uma reportagem em que alunos de medicina da UFRJ reclamaram das condições precárias em que estavam as salas de aula da universidade, equipamentos, e [equipamentos e] a qualidade do ensino, alegando que se decepcionaram com a realidade, pois quando imaginaram a universidade idealizavam algo muito diferente.
Essa é uma questão onde a greve é fundamental, pois os alunos que se dedicaram tanto para receber ensino de qualidade, merecem no mínimo uma educação digna de tal esforço e se a greve não ocorre, dificilmente há melhoras. Podemos citar como exemplo de como ''os mais fortes'' se mexem quando acontece uma mobilização, o movimento conhecido como ''Diretas já'' que mobilizou milhares de pessoas em prol do direito ao voto, conseguindo somente assim o mesmo.
O ser humano não pode se contentar com qualquer coisa e abaixar a cabeça fingindo que o que acontece à sua volta não pode ser mudado, precisamos cada vez mais de pessoas inconformadas, pois só quando lutamos pelo que é de nosso direito passamos a ser realmente dignos de tal direito.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e fez boas considerações. No entanto, você poderia ter melhor discutido a questão da greve em si a fim de melhor explorar as várias possibilidades de ideias que o recorte temático favorece. Realize uma leitura crítica e atenta da coletânea!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |