Devido as [às] greves, a situação que vem acontecendo nas universidades públicas do nosso país desenvolve fatores prejudiciais aos estudantes. Se o motivo destas interrupções fosse, de fato, melhorar a qualidade de ensino superior, as reivindicações seriam necessárias. Porém, os grevistas buscam aumento ou mudança nos sistema salarial e no setor do trabalho. No entanto, existem outras práticas que podem favorecer a ambos, alunos e profissionais.
As autoridades do Brasil precisam levar em consideração a escassez de educação básica que hoje, é [hoje é] oferecida para o povo brasileiro. Todos sabem que para que haja o desenvolvimento de um país, o crescimento intelectual é crucial no que diz respeito á [à] economia, a [à] saúde, a segurança, ao desenvolvimento sustentável e principalmente ao sistema educacional. A utilização das greves implica na sua força e expressão, onde é através de mobilizações e campanhas que mostra à [a] população a situação precária que ocorre no setor público.
A greve, antes de tudo, tem como objetivo buscar a igualdade entre as classes sociais. Isso significa que não é correto, professores e funcionários usarem a forma grevista para impor suas teses em prol de fornecimentos a eles favorecidos. Se, de fato, as paralisações públicas fossem manuseadas licitamente, não haveriam tantos prejuízos causados aos inocentes estudantes e trabalhadores.
A greve deve ser liderada pela nova geração de intelectuais que vão em busca da qualidade do ensino superior público. Ela precisa ser ampliada e desenvolvida para termos ligados a [à] educação e os jovens deve ir às ruas lutarem contra o fechamento das escolas e universidades na rede estadual em épocas de greve, pois isso ajudará no crescimento do nosso país. Antes de qualquer coisa, a elite do Brasil precisa valorizar aqueles que estão em busca da qualidade de vida e beneficiá-los dando oportunidades e acesso a uma educação rica em conhecimento. Contudo, sem sombra de dúvidas o povo brasileiro será visto, de fato, como uma nação que vai além dos seus sonhos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, desenvolveu-se de forma precisa e fez boas considerações em torno da problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Dessa forma, amplie sua percepção crítica dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |