A greve nas universidades federais brasileira, que já dura mais de setenta dias, é uma atitude deliberada por vários servidores os quais parecem interessados apenas em seu tão esperado reajuste salarial.
Como se sabe, o direito à associação trabalhista é garantido no Brasil desde 1930, quando o então presidente Getúlio Vargas criou o ministério do trabalho. Esta foi uma das alternativas encontradas por aquele chefe do executivo para controlar as massas trabalhadoras, tendo em vista que estas associações estariam subordinadas ao estado [Estado], evitando assim a movimentação grevista.
Estas associações conhecidas também como sindicatos atuam ainda com estruturas arcaicas do modelo marxista, sendo a greve uma destas na luta e expressividade destes grupos para alcançar seus objetivos. Os profissionais, da educação superior no país, aderem esta obsoleta forma de garantir direitos trabalhistas, gerando assim o desconforto que acaba causando danos ao crescimento nacional, tendo em mente que o desenvolvimento tecnológico está amplamente ligado às universidades e seus centros de pesquisa.
A greve das universidades federais consiste na paralisação total de todas as atividades do grupo, penalizando os estudantes que acabam perdendo bolsas estudantis, intercâmbios, incentivos à [a] pesquisas, uma vez que todo setor administrativo também parou.
Portanto, cruzar os braços não é a solução para a educação, deve-se trabalhar arduamente, procurar incentivos para pesquisas, bolsas, intercâmbios e, acima de tudo, fazer o governo entender a importância do ensino superior para o país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, no entanto, seu texto não estabeleceu uma linha argumentativa plausível para comprovar sua tese e realizar uma boa discussão em torno do tema. Dessa forma, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de tornar sua posição irrefutável.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |