A educação pública brasileira é considerada de má qualidade,onde [em que] os índices de alfabetização são baixos e altos os número [números] de crianças que nunca frequentaram a escola. Assim como os alunos,os professores também são atingidos com a falta de valorização,pois apresentam baixos salários.A greve é a forma de contestar para se obter uma resposta por parte do governo federal.
A greve das universidades federais em todo país é uma grande "luta" entre professores e as autoridades,onde [em que] eles reinvidicam por uma melhoria em sua carreira profissional e reajustes em seu salário.O doscente [docente] tem um papel muito importante na sociedade e merece total respeito e qualidade em sua profissão.
Porém,essa manisfestação prejudica os alunos,afinal,mais 600 mil estam [estão] sem aula.A perda de projetos de pesquisa onde a ausência do orientador dificulta o trabalho,atraso na conclusão do curso,perda de bolsas de estudo para o exterior e a dificuldade para retomar os estudos depois de tanto tempo parado.São alguns exemplos do que é causado na vida acadêmica dos alunos.
Portanto,o professor tem todo direito de pleitear por uma melhor remuneração e boas condições de trabalho.Mas,deve-se pensar em outra forma de protesto a qual não traga nenhum efeito aos alunos,afinal,sempre foram prejudicados pela má qualidade da educação pública.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atenteu à proposta e se posicionou acerca do tema. Porém, realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Amplie sua linha argumentativa e apresente fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Vá além do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |