As paralisações de instituições federais são por melhores salários e melhoria no plano de carreira. O governo não se preocupa com a educação brasileira, os grevistas só querem seus direitos, mas a comunicação do governo com os grevistas não resultam [resulta] em nada que agrade ambos os lados.
Estudantes que iram [irão] se formar alem [formar, além] dos demais são mais prejudicados. Alem [Além] de semestres atrasados, a duração da greve pode levar a [à]anulação do ano letivo. E os estudantes que moram em republicas [repúblicas]que teriam mais gastos em razão da greve, como o medo de perder a residência onde vivem. Os grevistas não querem prejudicar ninguém, mas não podem abdicar dos seus direitos, se outras áreas como escolas públicas, a área da saúde, e outras voltadas para o governo se aliarem em uma única greve [greve,] o governo ficaria sem saída e atenderias [atenderia] as exigências de todas as organizações.
As escolas estarão lá fazias ate [vazias até] que o governo se pronuncie a favor dos grevistas e atendendo ao pedido de melhores condições de trabalho. O governo vai tentar resolver este quadro com os menores gastos possíveis, beneficiando ainda mais, não perdendo dinheiro que deveria ser usado em prol da sociedade, mas que eventualmente nunca acontece.
A falta de empatia do governo gera essa desconsideração aos grevistas, pois o governo não precisa ficar em greve e nem se correr atrás de direitos para o seu bem próprio. Um dos motivos para quer [querer] ingressar em uma escola privada são estes. A partir que alguém entra em uma escola federal já pode se considerar de “férias”.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém para comprovar sua tese, levante fatos e exemplificações concretas para retirar sua argumentação do senso comum. Ler é fundamental para aguçar a percepção crítica acerca dos fatos!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |