Não é novidade que a educação brasileira passa por um procedimento de mudança e redefinição as novas necessidades do grande crescimento do capitalismo no Brasil.
Em 2012,considerado ano de muitas mobilizações estudantis,também os servidores entraram em greve.Para o Governo `democracia´é se negar a negociar e judicializar a greve,resultando nas paralisações de universidades e institutos federais no Brasil.
Se,hoje,a universidade se precariza do ponto de vista do Governo,é um mal admissível e prenunciado,desde que a universidade auxilie a `desenvolver o Brasil´.Desenvolver significa também alterar o Código Florestal,construção do Belo Monte,criminalização da pobreza.
Os grevistas lutam por melhores condições de trabalho nas universidades.Além disso,a tarefa dos estudantes não é só apoiar a greve dos professores,porém somar com um conjunto de reivindicações específicas de cada curso,pela luta de projeto de educação democrático e socialmente nas universidades.
É necessário,portanto,que as universidades federais ampliem a mobilização geral da educação pública,somando as lutas dos profissionais da educação em todos os estados para que se possa conseguir 10% do PIB para educação públicas,a valorização dos docentes, condições e assistência estudantil [vírgula] enfim,um projeto de educação voltado para mudar a realidade brasileira.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou a problemática do tema. Porém, realizou uma abordagem simplista e superficial. Desenvolva sua linha argumentativo e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o tema favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |