Greve nas universidades públicas - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 11/08/2012

Status:

Corrigida
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Não é novidade que a educação brasileira passa por um procedimento de mudança e redefinição as novas necessidades do grande crescimento do capitalismo no Brasil.

Em 2012,considerado ano de muitas mobilizações estudantis,também os servidores entraram em greve.Para o Governo `democracia´é se negar a negociar e judicializar a greve,resultando nas paralisações de universidades e institutos federais no Brasil.

Se,hoje,a universidade se precariza do ponto de vista do Governo,é um mal admissível e prenunciado,desde que a universidade auxilie a `desenvolver o Brasil´.Desenvolver significa também alterar o Código Florestal,construção do Belo Monte,criminalização da pobreza.

Os grevistas lutam por melhores condições de trabalho nas universidades.Além disso,a tarefa dos estudantes não é só apoiar a greve dos professores,porém somar com um conjunto de reivindicações específicas de cada curso,pela luta de projeto de educação democrático e socialmente nas universidades.

É necessário,portanto,que as universidades federais ampliem a mobilização geral da educação pública,somando as lutas dos profissionais da educação em todos os estados para que se possa conseguir 10% do PIB para educação públicas,a valorização dos docentes, condições e assistência estudantil [vírgula] enfim,um projeto de educação voltado para mudar a realidade brasileira.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou a problemática do tema. Porém, realizou uma abordagem simplista e superficial. Desenvolva sua linha argumentativo e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de melhor explorar a diversidade de questões que o tema favorece.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente