Com o advento da Revolução Industrial,no século XVIII,o mundo se deparou com duas vertentes:a revolução nos meios de produção e a exploração da nova classe social que emergia: o proletariado, originando diversas rebeliões sob a forma de greves para que suas reinvidicações fossem atendidas.
No Brasil, as greves iniciaram-se no século XIX.No início do século XX, a Greve Geral, de 1917, foi um marco na história do movimento operário brasileiro.A greve em si, representa [si representa] um intrumento [instrumento] de pressão dos trabalhadores sobre os empregadores, sejam eles as empresas ou o Estado.Contudo, a greve atinge, geralmente, a população , no caso das universidades federais, atinge os alunos.
Mais de 600 mil estudantes são prejudicados pela greve nas federais que dura mais de 80 dias , estudantes estes, que estudaram mais de 10 horas por dia, em sua maioria, para cursar o nível superior em uma instituição de ensino, enfrentaram concorrência, foram pressionados, tudo isso para ficaram parados em casa e terem o conteúdo reduzido e visto às pressas.É justo?
É fato lamentável que o Brasil é um país que não leva a educação a sério, investe menos de 10 % do PIB no setor educacional,não aprova reajustes de 25% a 40% no salário dos docentes, mas aprova, por exemplo,um aumento de 61% no salário dos parlamentares,passando de R$16.512,09 para R$26.723,13.Parece alto, mas é muito maior,já que os políticos desfrutam de diversas regalias, embolsando mensalmente com folga mais de 100 mil reais.
O país do futebol é marcado pelo fato de que no Brasil, o [Brasil o] bem coletivo é suprimido pela esfera pessoal, ocasionando corrupção aonde deveria ser o auge da ética, greves em setores que deveriam visar o [ao] bem da população e não maquiar um jogo de interesses alegando que as greves visam a [à] melhoria na educação;pois, como algo que prejudica os futuros agentes de transformação pode trazer benefícios ao país ? É direito do trabalhador , garantido pela Constituição, de reinvidicar melhores condições .Contudo, é dever desse mesmo trabalhador, não [trabalhador não] prejudicar quem depende de seu trabalho.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou bem a problemática e fez boas considerações. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Leia sempre a fim de aguçar sua percepção crítica acerca dos acontecimentos, extrapole o que já foi discutido pela coletânea e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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