Sabe-se que o governo brasileiro há décadas não subsidia satisfatoriamente a estrutura física das instituições de ensino públicas,os profissionais da educação e os alunos.Dessa forma,as greves que estão ocorrendo nas universidades federais em todo o país são os últimos recursos de que os cidadãos dispõem para a reinvindicação [reivindicação] dos seus direitos.
Posto que as paralisações prejudiquem por tempo indeterminado não apenas grevistas [grevistas, ] mas também profissionais de outros setores,os ganhos a médio e longo prazo em termos de nação devem ser levados em conta.O sistema educacional é anacrônico,os professores têm a subestimação da sua função traduzida em baixos salários e esse quadro não mudará sozinho.
Grande parte dos jovens não é bem preparada para o mercado de trabalho e o número de analfabetos funcionais diminuiu pouco nos últimos anos - 17% dos jovens em 2009,segundo o IBOPE.Apesar disso,muitos têm sua entrada facilitada no ensino superior.
Entretanto,a carga tributária do país está entre as maiores do mundo.O retorno em forma de serviços públicos para a população,obviamente,é o que não ocorre.A corrupção,a falta de profissionalismo no funcionalismo público e a passividade da grande massa atuam conjuntamente para a manutenção das desigualdades sociais no país.Sendo assim,quaisquer manifestações favoráveis à intelectualidade e à cidadania são mais do que bem vindas [bem-vindas].
Enquanto o ensino for deixado em segundo plano,grande parte da população permanecerá excluída do desenvolvimento econômico do país.A educação é um setor estratégico e países como Japão e Dinamarca,por investirem na formação educacional de seus jovens,mantêm níveis altos e estáveis de desenvolvimento humano.
Não existe um padrão único a ser seguido e não é necessariamente viável clonar modelos educacionais de outros países.O Estado,as instituições educacionais e as comunidades devem ponderar sobre as melhores maneiras possíveis de reformar a educação.Deve haver negociações entre administradores públicos,instituições educacionais,professores,pais de alunos e alunos até que um consenso seja ao menos delineado.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Porém, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Desenvolva sua percepção crítica acerca dos fatos e realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |