Greve na Educação - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 10/08/2012

Status:

Corrigida
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Estamos acostumados a ver diversas greves ocorrerem em nosso país e acerca de dois meses um novo movimento surgiu: a dos profissionais de educação. Eles reivindicam entre outros itens uma remuneração mais adequada as [das] suas funções, plano de carreira, e [carreira e] condições dignas para trabalharem.

A primeira greve ocorrida no Brasil foi em 1917 em São Paulo, e [Paulo e] naquela época os grevistas eram trabalhadores operários que queriam melhores condições de trabalho, porém eles foram rapidamente reprimidos. Quase um século depois, esses movimentos continuam existindo [vírgula] mas, em algumas situações, antes de serem prontamente combatidos, eles são ouvidos pelo governo que tenta atender as reivindicações.

No caso dessa paralisação onde grande parte das instituições de ensino público aderiram, os profissionais tentavam, passar [tentavam passar] seus ensinamentos mesmo com as precárias condições de trabalho existente, improvisavam substituindo materiais e equipamentos que ou não funcionavam ou estavam faltando por outros a fim de continuar ensinando, com isso suas aulas sempre ficavam abaixo do esperado.

Outro grupo que se prejudicava com essa situação eram os estudantes [vírgula] uma vez que, seus [que seus] conhecimentos ficavam sacrificados perante aquele cenário desconfortável. Entretanto, com a adesão à greve muitos deles passaram a perder grandes oportunidades como a de conseguir um estágio, um intercâmbio ou até ser admitido num emprego, já que eles perdem a chance de concluir o período que estão cursando.

Logo, as greves nas universidades são uma forma de mobilização em prol da educação pública. Para evitar tais situações o governo deveria investir mais no ensino público através de maior verba para compra de equipamentos, materiais e reforma das instituições, além de uma melhor valorização dos funcionários do setor de educação.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem uma ampla e crítica discussão. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, contraposições, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio!

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente