Em pleno século XXI [vírgula] o ensino público no Brasil ainda é um dos grandes problemas da sociedade [vírgula] pois, a falta de estrutura de universidades federais é predominante de modo que, professores [que os professores] desejam a valorização do mesmo e decisões nas quais estejam presentes um novo modelo educacional e estrutural para alunos e docentes.
No entanto, a greve já dura cerca de dois meses em uma luta em prol da regulamentação de salários e educação de qualidade, mas o governo ainda não se impôs quanto ao manifesto que esta [está] prejudicando alunos em todos os âmbitos educacionais.
O jovem entra na universidade com a esperança que encontrara [encontrará] um futuro melhor, ou seja, que poupará a família com gastos em sua graduação e passará os anos tranquilos na universidade federal, mas quando finalmente alcança o objetivo de estudar na federal depara-se com problemas como a greve, na qual é responsabilidade do governo como um todo.
Entretanto, oferecer uma educação de qualidade é uma função dotada de responsabilidade e que nos últimos tempos vem sendo deixado de lado e permanecendo nesse conflito em que o mais prejudicado é o aluno. Infelizmente [vírgula] é uma triste realidade que assola a educação brasileira, em que sempre foram visíveis esses movimentos grevistas em prol de alguma conquista [vírgula] pois, nessa nova sociedade em que vivemos é necessário chamarmos atenção da mídia, para que assim os que se sintam prejudicados quanto a tal exposição e comecem a se mobilizar e resolver o problema.
Portanto, a greve deve ser entendida como uma mobilização justa quanto a [à] educação pública no Brasil [vírgula] pois, não só a sociedade [vírgula] mas também, autoridades [também autoridades] precisam ver de fato o problema que é algo real, e [real e que] que vem prejudicando alunos que futuramente exerceram cargos de níveis tops no Brasil e para que isso ocorra é necessário investimentos na educação para que se formem bons profissionais [vírgula] já que é exatamente isso que o país tanto precisa. E para que isso ocorra deve-se regulamentar os salários de docentes que não são valorizados, porque os mesmos [eles] representam e contribuem muito para a formação profissional de alunos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou a problemática do tema. No entanto, atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |