Direito de greve x Direitos da sociedade - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 10/08/2012

Status:

Corrigida
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A paralisação de atividades ou serviços é um dos meios mais eficazes à disposição dos trabalhadores, servindo como meio de pressão para se obter determinada reivindicação. Somente em 1985 [vírgula] com a chamada abertura política, término da Ditadura Militar e a Constituição de 1988 assegurou-se o direito de greve, definindo a lei os serviços essenciais e dispondo sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade e os abusos cometidos sujeitando os responsáveis às penas da lei.

A educação no Brasil já caminhou bastante, mas tem muito que percorrer, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram o crescente número de jovens ingressando nas universidades. Esse aumento mostra a melhora que tivemos se compararmos com dados de 15 anos atrás, no entanto [vírgula] grandes coisas devem ser feitas como a valorização dos professores e demais profissionais envolvidos nessa mobilização em prol da educação pública no Brasil.

Todas as reivindicações de salários ou condições de trabalhos colocados pelos servidores da educação são justas, o questionamento é entre o direito de greve e o direito da população no que nos concerne aos serviços essenciais. Precisamos debater com as entidades a nível parlamentar para o reestudo da legislação, social pela defesa dos interesses e direitos da população, jurídico pela revisão da lei à luz da experiência internacional e das decisões dos Tribunais.

Sendo assim [vírgula] essas questões devem ser discutidas amplamente pela sociedade para não permanecermos à mercê dos movimentos socialistas que só enxergam as necessidades de suas classes.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez boas colocações em torno da problemática do tema. Porém, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, amplie sua linha argumentativa visando melhor discutir a diversidade de questões que o recorte temático favorece. Procure realizar também um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente