Educação em greve - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 10/08/2012

Status:

Corrigida
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A mobilização nacional de professores das instituições federais de ensino, pela reestruturação da carreira e valorização da qualidade de ensino, já atingiu desde o seu inicio [início](Maio de 2012), 95% das instituições, e deve ser incorporado pela sociedade. A reivindicação representa o grito de socorro de um atrasado sistema público de Educação no país, que se mantém através de medidas provisórias deficientes. A efetiva administração de reforma na área e o equilíbrio entre quantidade e qualidade, levará [qualidade levará] o desenvolvimento consistente no Brasil.

Elucido * através da reforma educacional da Finlândia, que é o 3º melhor sistema de ensino no mundo, segundo pesquisa do Programa Internacional da Avaliação dos Estudantes (PISA). Com recursos tradicionais e foco no investimento do corpo docente, valorizando a qualificação, a remuneração e o prestígio da carreira, oferecendo diálogo em um currículo escolar flexível decidido por pais, professores, administradores e representantes de alunos. O resultado da administração eficiente foi animador: elevou o prestigio [prestígio] da carreira de magistrado; Transformou [magistrado, transformou] a economia, que cresceu e passou de mão-de-obra [mão de obra] barata em qualificada e atualmente, é o país com o 3º maior investimento em pesquisa e desenvolvimento do Planeta.

Já o Brasil patinando no assunto e competindo entre as piores posições na pesquisa do PISA (53º posição entre 65 países pesquisados) confunde qualidade com quantidade. Haja vista, a [vista a] expansão dos campi das Universidades Federais, das inúmeras bolsas nas Universidades Privadas como o ProUni, sistemas de cotas, implantação de tecnologias em escolas públicas como a implantação de tablets para os professores, entre outras medidas, que por si só não sanarão o real problema educacional. Se forem acompanhadas por investimentos em maiores recursos à pesquisa, informação e cultura.

Contudo, podemos concluir que é inaceitável aceitar o improvido [improviso]nas decisões educacionais, é necessário que o governo encare com seriedade o verdadeiro foco para o desenvolvimento consistente do país, que é a qualificação dos professores, investimento na qualificação educacional e melhores infraestruturas, em toda rede de ensino no país. A sociedade [vírgula] por sua vez, deve acompanhar e incorporar de fato essa mobilização em prol da educação, pois todo mundo precisa ter uma educação mínima para ser cidadão.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto fez considerações pertinentes em torno da problemática do tema. No entanto, preocupe-se com a clareza e objetividade sua produção a fim de evitar delongas e não comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, cuidado com o uso indevido da primeira pessoa em textos dissertativos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente