Não é novidade que há um descaso com a educação pública brasileira. Seja na pré-escola ou nas universidades, as condições de trabalho e os salários que os docentes são obrigados a enfrentar desmotivam qualquer um. Apesar disso, nenhuma providência é tomada pelo governo, fazendo com que as vítimas apelem a atitudes agressivas para alcançar suas reivindicações.
Embora seja a sétima economia mundial, o Brasil não se enquadra nem nos cinquenta primeiros países em qualidade de educação. Ora, se dinheiro não é o que falta, qual é o maior empecilho para alterar esse quadro vergonhoso? Educação de qualidade para todos gera igualdade, ao dar condições para todos obterem bons empregos, e [empregos e] mentes mais racionais, que refletem sobre o mundo em que vivem. Ora, para a elite política e econômica do país, é péssimo reverter a situação atual de desigualdade. Quem não tem acesso a informações e é ignorante não enxerga a injustiça que o acomete e não exige seus direitos. Assim, para os poderosos se manterem no poder, em vez de investir no futuro dos cidadãos brasileiros, fornecem cestas básicas, que além de garantir votos, deixa-os mais confortáveis nos seus postos, sem precisar atender as angustias [angústias] da população.
Os professores, pessoas esclarecidas que vivenciam diariamente a falta de investimentos no ensino público, com a perspectiva de pressionarem o governo a mudar de atitude, aderem às greves. Elas são os mecanismos que restam aos mestres do Brasil para melhorar a educação em longo prazo. Se num primeiro momento elas apenas prejudicam os estudantes, é para no futuro beneficiá-los. O poder público, ao constatar que toda a população se revolta com a paralisação das aulas, se encontra [encontra-se] impelido a aceitar as medidas exigidas pelos professores.
A educação brasileira precisa mudar. Um país como esse, que é cada vez mais importante em âmbito global, não pode mais configurar entre aqueles com o pior ensino. Os professores, ao paralisarem as universidades, só estão buscando isso, para melhorar a vida de todos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto fez boas considerações em torno da problemática imposta pelo tema. No entanto, faltaram fatos e exemplificações concretas que comprovassem suas colocações. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além da abordagem simplista!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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