As greves, revoluções sempre foram utilizadas por grupos que se opuseram ao governo, como forma de protesto, na busca de reconhecimento, melhores condições de trabalho e até felicidade. Se os professores que são os transmissores de informação e conhecimento estiverem insatisfeitos, isso afetará diretamente na qualidade da educação, nada mais justo que eles utilizem o direito de greve previsto na constituição federal.
Protestos, passeatas e greves, fazem [greves fazem] parte da história, e, foram [história e foram] através desses movimentos que as sociedades se formaram ao longo do tempo, por exemplo, as revoltas dos metalúrgicos em 1968 e 1970 no auge da ditadura militar, resultando em um melhora considerável para gerações futuras de trabalhadores no Brasil.
Muitos dos alunos têm reclamado alegando que serão prejudicados e que perderão um semestre inteiro de aulas, mas, do que adianta terminar o curso no tempo previsto e depois descobrir que o conhecimento adquirido é raso? Consequência do trabalho de um profissional infeliz. Professores com doutorado de universidades federais estão com salários defasados, chegam a ganhar R$ 4.300 em média, segundo artigo publicado na UOL [vírgula] um professor de universidade particular chega a ganhar quase três vezes mais, procurador federal com titulo [título] de graduação chega a ganhar R$ 14.500.
Educadores de todos os níveis, desde o ensino fundamental até o universitário, têm não só seus salários [vírgula] mais [mas] também seus serviços desvalorizados em relação a outras profissões com menor exigência de conhecimento. Será que os mestres tem [têm] importância tão insignificante para a educação e desenvolvimento do país, [no âmbito] social e econômico? Talvez os políticos que “trabalham tão arduamente para o crescimento nacional” possam responder essa pergunta, contudo, por falta de uma melhor educação [vírgula] o Brasil tem uma das maiores desigualdade social do mundo.
Por tudo isso, entendemos que a luta dos professores é também pela educação, ou seja, se a greve for uma circunstância que melhore as condições de trabalho dos professores [vírgula] estará melhorando diretamente o nível da educação nas universidades.
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram a problemática imposta. Porém, preocupe-se com a clareza e construção de sentido de seu projeto de texto. Atente-se às regras de uso da vírgula e evite períodos longos! Além disso, procure realizar um mais rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de extrapolar o recorte temático e enriquecer sua produção!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |