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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 10/08/2012

Status:

Corrigida
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O ensino superior é muito importante, sobretudo para todos os que querem ter chances de conseguir melhores empregos, pois com ele, um profissional [ele um profissional] terá possibilidades de ter um bom salário ou abrir o seu negócio próprio.Porém, o Brasil [vírgula] a mais de dois meses [vírgula] passa por uma grande mobilização dos docentes das universidades federais, o que acarretou a [em] uma greve na maioria das universidades, que se almejadas por muitas pessoas,por se tratarem de universidades públicas.

Com isso, vários estudantes tiveram os seus cursos parados por conta dessas reivindicações [vírgula] principalmente de melhores salários, além de outros estudantes não terem a oportunidade de entrarem em alguma delas, devido a [à] possibilidade do ano letivo de 2012 ser estendido até o início de 2013.

Mas será que está [esta] mobilização que esta [está] acontecendo hoje, pode acarretar em uma melhora na educação no Brasil? Esta mobilização poderá servir de exemplo para outros professores, de outras redes públicas de ensino de nosso país, para que assim eles façam da mesma maneira, ou construam ideias de o Estado dar uma melhor atenção a [à] educação, não só aumentado o salário dos professores [vírgula] mas também instigando o aluno também a ter prazer em ir a uma escola.

Contudo, o Estado deve o quanto antes negociar com os sindicatos do Representantes dos professores universitários federais a questão da greve que atinge 43 instituições, e a partir disso fazer novos programas focados numa melhorias nas escolas,maiores investimentos como um todo na educação,porque a educação é base para minimizar os grandes problemas que existem em nosso país.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto levantou questões em torno da problemática imposta pelo tema proposto. No entanto, seu texto realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Amplie sua percepção crítica acerca dos fatos e realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente