A greve é uma das formas mais pacíficas de conseguir algo e chamar a atenção para o problema como, por exemplo, as universidades brasileiras que não recebem o devido investimento, mas a grande parte da população parece que se acomodou e não luta pelo direito que é de todos por lei.
É consenso que as universidades não estão recebendo a atenção do governo federal e por causa disso muitas delas estão sem estrutura para oferecer aos seus alunos e professores. Cansados dessa situação [vírgula] professores decidiram fazer uma greve para melhorar suas condições de trabalho e [vírgula] logo em seguida [vírgula] os alunos, para apoia-los [apoiá-los] e lutar também pelos seus direitos.
Diante disso [vírgula] o governo vem tentando fazer inúmeras negociações, mas elas não vêm dando certo, pois os professores não aceitam o salário que o governo quer dar e isso acaba prejudicando os alunos que querem estudar e quanto mais o tempo passa mais atrasa o termino [término] na faculdade e a ocupação do estudante no mercado de trabalho.
Além disso, os alunos que conseguiram uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) e o Programa Universidade para Todos (PROUNI) não conseguem se matricular por causa da greve e não sabem quando vão poder assistir a uma aula e começar a estudar o curso que escolheu para fazer.
Portanto [vírgula] o Ministério da Educação e os professores precisam entrar em um acordo [vírgula]pois apesar de eles terem o direito de reclamar,não podem também prejudicar os alunos (apesar de alguns apoiarem a greve ) que se querem estudar e se formar na profissão que escolheu.
Comentários do corretor
Sua produção atendeu à proposta e retratou o tema proposto. Contudo, seu texto não estabeleceu uma linha argumentativa bem fundamentada que levasse suas ideias a extrapolarem o senso comum. Amplie suas percepção crítica acerca dos fatos e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Vá além da abordagem simplista e superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |