“ Filho teu não foge à luta “ - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 10/08/2012

Status:

Corrigida
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Nunca uma greve atingiu tamanha proporção, de 59 universidades apenas duas não aderiram a greve e há ainda os institutos federais onde [em que] os docentes também os cruzaram [também cruzaram os] braços. Qual a legitimidade de um movimento que atrasa o desenvolvimento de uma nação? Milhares de estudantes que seguem com um futuro incerto . Professores desgastados com o que se pode chamar de deboche do governo. E ainda um debate paralelo sobre o caso de amor entre o governo e a grande mídia.

È [É] antagônico para um país que possui a sexta maior economia do mundo e almeja ser considerado um país desenvolvido , permitir  [desenvolvido permitir] uma precarização tão grande na educação que leve mais 90 % do ensino superior cruzar [superior a cruzar] os braços. O governo lançou um modelo de expansão do ensino ,abriram novos campus [vírgula] porém faltam professores, bibliotecas , e outros .Os campus que já existiam sofrem com falta de estrutura, não que a quantidade não seja importante [vírgula] mas a qualidade foi deixada de lado. E nesse contexto surgiu a greve a atual greve [ a atual greve], quem tem qualidade da educação na pauta de reivindicações, junto com uma remuneração justa e um plano de carreira efetivo que incentive os professores a se empenhar [empenharem] em formar jovens competentes e críticos para uma nação emergente.

O governo apresentou duas propostas que nem tocaram nos assuntos principais da greve , prometeu aumentos que só a mídia e ele próprio consideram bons. A grande maioria da população segue alheia a rela [?] situação [vírgula] a mídia coloca a sociedade contra os professores , exaltando os amentos [aumentos] oferecidos pelo governo e ressaltando o prejuízos pagos pelos alunos .

O pior argumento contra a legitimidade da greve é que ela só prejudica os alunos .Os alunos quando a greve alcança seus objetivos são os maiores beneficiados, porque terão melhores escolas ,professores empenhados , e [empenhados e] uma educação de qualidade para todos no futuro, para os filhos dos alunos de hoje.Os prejuízos são hoje de curto prazo, serão as férias em outro tempos , o diploma que atrasou, são considerações pequenas perto da nobreza do que se reivindicado.

È [É] preciso que todos entendam que a educação é prioridade , que o país devia parar com uma greve assim que todos deveriam sair as ruas para protestar ,professores ,pais e alunos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e retratou o tema proposto. No entanto, preocupe-se com a clareza e precisão de seu projeto de texto, evite períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula.

Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente