Greve é um movimento trabalhista, que [trabalhista que] tem como um dos principais objetivos reivindicar melhorias no trabalho. Em geral, ela é feita por grupos de trabalhadores que pertencem a uma mesma classe profissional e têm os mesmos interesses. Quando não há nenhuma forma de negociação entre empregadores e empregados, esses iniciam a paralisação dos seus serviços. Parar de trabalhar seria a melhor escolha? Como ficam os cidadão [cidadões] que precisam do serviço dos trabalhadores?
Por lei, no Brasil, o exercício da greve é tido como legal. E apenas os serviços públicos essenciais, que [essenciais que] precisam atender as [às]necessidades da sociedade, não [sociedade não] podem ser interrompidos. Entre eles estão: Saúde, abastecimento de água, produção e distribuição de energia. Infelizmente [vírgula] a educação, que forma e instrui pessoas, não está nesse grupo. E só agora, que [agora que] o ensino brasileiro passa por inúmeras dificuldades, é possível perceber o quanto ele é importante e qual o real tamanho do descaso dos governantes com esse serviço. Em meio a tantas crises, as greves dos servidores federais ganham mais destaque: Há mais de dois meses professores e técnicos-administrativos estão paralisados, pela segunda vez em menos de um ano, e julgam essa como uma das únicas alternativas de mostrar para o governo e a sociedade quais são e quais deveriam ser seus direitos.
Enquanto o governo e os grevistas não entram em consenso nas negociações, instituições e universidades federais encontram-se vazias, o conteúdo está cada vez mais atrasado (e difícil de ser reposto) e o pior: Quem no final saí perdendo com isso tudo são os cidadãos que precisam da educação para ter uma vida melhor. Sonhos são obrigados a serem adiados ou até mesmo deixados para trás, e não só os estudantes, mas a sociedade toda é prejudicada. É preciso lembrar que a educação estadual e municipal, encontram-se em uma situação pior que a educação federal. Por isso, se as greves almejam mesmo a melhoria, essas mobilizações devem ser ampliadas para representar a educação pública como um todo.
Enfim, os grevistas poderiam encontrar outros modos de reivindicar seus direitos e não apenas defender suas regalias e empregos (já garantidos). Por outro lado [vírgula] o governo deveria reconhecer a educação como um serviço essencial, não apenas no papel e sim com ações. Assim todos os brasileiros, direta ou indiretamente, estariam sendo beneficiados de uma forma igualitária. E enquanto isso não acontece é preciso sonhar. Sonhar e esperar pelo o dia que o Brasil viverá esses dias gloriosos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez colocações pertinentes em torno da problemática do tema. Porém, atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu texto. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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