No Brasil, a importância da educação, ou melhor, a falta dela, ficou consolidada desde a promulgação da constituição federal de 1988, não elencada como um direito nem garantia fundamental. Entretanto, há quem se dispõe a enfrentar o desafio de se tornar um professor, os quais sentem a falta de investimentos como grandes obstáculos a serem transpostos, dificultando o trabalho e desmotivando essa tão nobre classe.
Como resultado dessa insatisfação, no dia 17 de maio do corrente ano, funcionários das universidades federais, paralisaram suas atividades com objetivo de melhores salários e um plano de carreira digno da classe.Com isso, os estudantes são diretamente prejudicados, dos quais grande parte se prepararam com afinco, conquistando uma vaga nesses bancos escolares que, desde então, sem aulas, a mercê de um bom entendimento entre governo e mestres.
A cf. reconhece expressamente essa paralisação como um direito, tanto para os trabalhadores em geral (art. 9º), quanto para os servidores públicos civis (art. 37, VI e VII), sendo que, esses, também foram contemplados com o direito á [à] livre sindicalização. Porém, é necessário que se utilize de outros meios para reivindicarem seus direitos, priorizando o não interrompimento das aulas, pois se torna impossível recuperá-las em tempo hábil para o ano letivo em questão.
Dessa forma, percebe-se que é necessária a soma de todas as forças entre pais, alunos, funcionários da educação com o apoio da mídia (televisão, rádio, internet), passeatas e mobilização de todos, a fim de que se possa exercer uma efetiva cobrança das autoridades por mais investimentos em políticas públicas voltadas à educação, sem prejudicar os direitos de quem têm direitos: os alunos, futuro do país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito boas colocações. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção. Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |