Num país como o Brasil,onde existem inúmeros problemas relacionados a [à] educação,a greve nas universidades federais tem chamado a atenção das autoridades políticas e da sociedade como um todo.Se,por um lado,muitos estudantes reclamam que o movimento grevista está prejudicando as atividades e o andamento dos cursos;por outro,há professores e uma grande parcela de alunos que defendem a greve como o direito de lutar por melhores salários para os docentes e uma educação pública de qualidade.
Ao longo da história,o Brasil sempre ocupou os piores índices referentes a [à] educação,sendo a mobilização atualmente em curso,uma forma de pressionar o governo para mudar essa realidade.Universidades sem infraestrutura adequada,planos de carreira aquém da capacitação e importância dos professores e,no caso da Bahia,também dos servidores,que estão paralisados,e falta de incentivos a projetos no âmbito acadêmico são só alguns exemplos que revelam as deficiências no sistema de ensino superior público,que deveria ser de excelência e atingir a todos que se esforçaram para garantir uma vaga nessas instituições,mas acabam sendo esquecidos no plano político.
Diante de um cenário como esse,atitudes individualistas devem ser repensadas e a mobilização coletiva em prol de melhorias deve ser uma prioridade.Aqueles que enxergam a greve como um empecilho para o andamento dos semestres deixam de perceber que tal luta é uma forma de exigir do governo que os atuais estudantes e seus filhos e netos possam frequentar instituições federais que explorem todas as capacidades de seus alunos e lhes ofereçam mais bibliotecas,restaurantes universitários,laboratórios e professores remunerados de forma adequada.
Sendo assim, pode-se dizer que o movimento grevista nas universidades tem um grande papel na luta por uma educação pública de qualidade.O investimento do governo no ensino superior gratuito é algo emergencial,e [emergencial e] chamar a atenção das autoridades dessa forma parece ser uma das últimas alternativas para melhorar nossos índices educacionais e formar profissionais que se orgulhem de ter estudado em universidades públicas,sendo,acima de tudo, cidadãos críticos e atentos aos protestos de melhoria social no país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem escrito, apresentou um bom nível de linguagem e apresentou uma boa abordagem do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Seja mais crítico, mobilize diferentes vozes, realize um consciente trabalho com os recursos argumentativos, enfim, vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |