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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 09/08/2012

Status:

Corrigida
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A educação sempre foi motivo de discussões da sociedade com o governo. A cobrança de melhorias nos salários e nas condições das universidades é constante, a demora de atitudes do governo está fazendo universidades tomarem suas próprias medidas, e como estamos vendo [vírgula] a solução é a greve que está lutando em prol da educação.

As universidades realmente cansaram de esperar por melhoras [melhorias] que nunca vem [vêm] e só fica na promessa, a greve que cerca a maioria das universidades do país, é [país é] um ato de revolta e de luta por mais decência na educação. As metas dos professores e dos alunos com esta greve, é [greve são] a busca por um salário mais justo e melhores condições de se passar a educação a diante [adiante]. O governo depois de se deparar com toda essa mobilização resolveu buscar propostas, no qual [as quais] algumas universidades a rejeitaram. E é isso que incomoda mais os reitores das universidades, porque o governo geralmente não busca soluções e sim se livrar das preocupações que a greve lhes traz.

Sabemos que com todo este tempo de paralização, poderá [paralização poderá] haver atraso no ano letivo, com isso eles entrariam 2013 estudando, mas toda esta greve vem para melhorar todos estes problemas que sofremos na educação. Devemos sempre lutar por nossos diretos [direitos], para que possamos desenvolver um futuro cheio de cidadãos de boa formação, já está mais do que na hora do governo tomar iniciativas em prol da educação, mas iniciativas que venham com muita vontade de mudar a realidade precária que vivemos. Com a valorização dos professores haverá uma dedicação a mais dos alunos em torno de seu futuro. Com a greve, podemos chamar a atenção do governo fazendo com que ele possua um olhar para educação de desenvolvimento, tanto individual, quanto sobre o país em crescimento.

Portanto, quando falamos em greve seja por qualquer assunto defendido, ela vem à procura de direitos e melhorias, e não para causar transtornos. As greves nas universidades estão fazendo o governo repensar suas atitudes diante a educação, e [da educação e] apoiar uma causa que vem para trazer benefícios é sempre bom, então se tudo em uma mobilização como esta, se [esta se] organiza e se traçam objetivos, podemos sim lutar por um grande crescimento, mas sempre tudo com muito respeito ao próximo.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema, porém faltou um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e dar força à sua tese. Procure ir além do óbvio! Seja crítico e extrapole o recorte temático!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
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