O ensino público Brasileiro está um descaso. De um lado, professores desestimulados e mal pagos. De outro, faltam recursos e manutenções nas instalações dos estabelecimentos de ensino.
É bem verdade esta dificuldade enfrentada pela educação brasileira. Vemos ,hoje, a greve dos professore das Universidades Federais, em prol a [da] reinvidicações de melhores condições de trabalho e reajustes salarial, que [salariais que] permanece [permanecem] a aproximadamente três meses.
Por consequentemente, a classe estudantil têm [tem] levado grandes desvantagens , visto que, parte [que parte] do primeiro semestre letivo foi perdido e o segundo que seria iniciado neste mês de agosto [vírgula] por conseguinte, será adiado.
As propostas oferecidas pelo governo não atingiu [atingiram] a demanda salarial almejada pelos docentes, dificultando ainda mas [mais] esta recusa. Até então, fatos mostram que, os [que os] projetos de educação do governo são opostos aos da comunidade acadêmica, e o mesmo [acadêmica e este] se nega a negociar e judicializar à greve.
Desse modo, os movimentos que reinvidicam benfeitorias para a educação pública, estão [pública estão] sendo desfavoráveis aos estudantes, visto que, a [que a] ausência das aulas implicará na extensão do calendário letivo.
Comentários do corretor
Sua produção abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Desenvolva sua linha argumentativa a fim de melhor retratar a problemática do tema proposto. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |