Greve: luta pela educação ou a sua decadência? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 09/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve nas universidades federais já perdura por mais de dois meses, o que vem ocasionando um verdadeiro caos para milhões de estudantes. Se por um lado os grevistas [têm] direito aos reajustes salariais, por outro os alunos não poderiam ser prejudicados pelo impasse entre os mesmos [docentes] e o governo.

A educação hoje é a base para o desenvolvimento de uma sociedade, por isso os profissionais dela precisam de melhores salários e condições de trabalho, e é isto que sobre tudo [sobretudo] eles reivindicam, porém esta maneira de protesto não se acentua como uma luta em prol da educação, porque querendo ou não, eles estão contribuindo para que esse setor fique ainda mais decadente no país.

Além disso, os milhares de alunos que buscam um diploma ficam com um atraso que pode afetar gravemente suas vidas, pois muitos já no final do curso perdem a oportunidade de conseguir empregos, outros poderão perder o semestre, sem falar naqueles que não terão a chance de entrar na universidade se a greve persistir e o calendário de provas de 2013 for suspenso como já foi mencionado por alguns manifestantes.

Sendo assim [vírgula] torna-se necessário que o governo entre em um acordo com esses profissionais e acabem imediatamente com essa paralisação, para que os estudantes não paguem mais ainda por esse descaso que é a falta de planejamento e de estrutura na educação pública de um país que tem dinheiro para tudo, menos para a qualificação, a segurança e o bem estar [bem-estar] da população.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou o tema. No entanto,  faltou uma linha argumentativa bem fundamentada para comprovar sua tese sobre a questão. Extrapole o senso comum e a abordagem superficial, realize um bom trabalho com os recursos argumentativos para comprovar sua tese. 

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente