No dia de hoje estão enfrentando uma dura batalha os estudantes de universidades federais em questão da greve dos professores, onde já se passam de 70 dias de mobilização em busca de melhores salários e condições de trabalho.
Desde a primeira greve no país, onde achavam que mobilizações eram os melhores métodos para lutar por melhorias de trabalho, esse vem sendo o mais utilizado por empregados para reivindicar seus [aos seus] empregadores. Assim foi na greve do operariado por volta de 1920, como também na greve dos metalúrgicos, liderado por Luis Inacio Lula da Silva, na greve dos caminhoneiros, assim como na greve dos professores de Instituições Federais.
Mas nem sempre a mobilização pode ser a melhor maneira de tentar reivindicações de trabalho, como a greve das instituições federais que já estão mais de 70 dias paralisadas e sem estima de volta, com até possibilidade de seus alunos passarem festas de final de ano estudando ou até mesmo perderem o ano de 2012 nos estudos, onde nem se quer [sequer] foi concluído o primeiro semestre de aulas.
O governo deveria tentar soluções o mais rápido possível, pois não pode continuar neste estado a educação de um país que se fala em melhorias dessa mesma, ou os grevistas pensarem melhor e verem que nem sempre as mobilizações são corretas para contraindicar algo, em que ao invés de melhorar a condição de trabalho, arruinaram o andamento da educação do país.
Comentários do corretor
Você apresentou ideias em prol de sua posição acerca do tema proposto. No entanto, para comprovar sua tese e mobilizar seu interlocutor, apresente uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada. Extrapole o senso comum e a abordagem superficial!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |