A Alemanha,após ser arrasada na primeira e segunda guerra mundial e ser obrigada à [a] pagar indenizações aos países vencedores[vírgula] hoje tem a quarta maior economia do mundo,pois investiu em educação, mostrando que há uma linha tênue entre educação e desenvolvimento.Investir em educação é um empréstimo com juros compostos e o único beneficiado é o país que nela investir.Assim [vírgula] se justifica [justifica-se] a greve nas universidades em prol de melhores salários e de melhores condições de trabalho.
A educação não só propicia o desenvolvimento social, mas também o econômico.Algumas diferenças sociais e econômicas podem ser resumidas nas diferenças entre classes sociais.E essas disparidades não serão resolvidas com projetos como o bolsa família ou a reformas agrária.A estática mobilidade social no país só será resolvida quando os problemas educacionais forem solucionados .
A desvalorização da educação se acentuou depois do Governo de Dilma Rousseff, pois em 2008, em plena crise econômica ,os aumentos salariais eram proporcional [proporcionais] aos da inflação ,o que não acontece em 2012.O Brasil está falido ? Certamente não , pois as obras para a copa de 2014 custarão aproximadamente 40 Bilhões, e somos a sexta maior economia do mundo [vírgula] o que é um dado preocupante , pois o Japão não tem nem a metade dos recursos minerais existentes no Brasil , todavia, é a terceira maior economia do mundo.Ele é um exemplo de como os investimentos em educação corrobora [corroboram] com o aumento do PIB(produto interno Bruto ) de um país.Outro exemplo da desvalorização da educação é que fazem aproximadamente ,90 dias ,após o inicio [início] da greve ,porém,não ouve consenso entre professores e o governo, enquanto que as greves dos caminhoneiros , no primeiro semestres ,não durou 20 dias .A educação é tão importante quanto o transporte e deve ser tratada da mesma maneira.
Em suma , a principio o Governo deve ceder as exigências impostas pelos docentes e a longo prazo deve investir na reformas e na construção das instituições de ensino , em pequisas e na capacitação dos profissionais.
Comentários do corretor
Você soube trazer argumentos que corroboraram com sua tese em torno da questão. Porém, você poderia ter aprofundado sua discussão acerca da greve em si a fim de promover uma análise crítica e bem fundamentada da questão. Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |