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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 09/08/2012

Status:

Corrigida
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Historicamente, as classes de trabalhadores utilizam a greve como um meio de reivindicação junto aos seus empregadores por condições trabalhistas melhores, como por exemplo, aumento da remuneração e horários mais flexíveis. Em meados do mês de maio de 2012, universidades federias ligadas à ANDES entraram em greve, com o passar de poucos dias, mais de 95% das instituições de ensino federais estavam paralisadas. Os funcionários defendem mudanças no plano de carreira, melhorias salarias, entre outras questões.

Professores das instituições de ensino federais foram às ruas reivindicarem por seus ideais, tendo somado ao movimento estudantes ligados a [à] UNE (União Nacional dos Estudantes), que cobram melhorias na renda repassada as faculdades, melhores condições de estudos e pesquisas internas as universidades, ampliação de bolsas sociais oferecidas aos estudantes pelo governo, além de um investimento de 10% do PIB nacional na educação pública. É evidente a mobilização dos envolvidos em manifestar-se pela melhoria da educação brasileira em relação às atuais atividades tomadas pelo governo federal.

É importante lembrar que, em 2011, houve um acordo salarial de acréscimo de 4% nos salários dos professores que não foi cumprido em tempo hábil, evidenciando a falta de planejamento estrutural do governo em ralação [relação] a essa questão. Em um país onde ocorrem avanços considerativos em relação á [à]economia e tecnologia deveria ser prioridade um maior investimento substancial em educação. Para isso acontecer, é importante a participação de políticas públicas que executem aquilo que [é] necessário para o desenvolvimento educacional.

Portanto, é de extrema importância movimentos grevistas como esse, que de forma pacífica defendem ideias que trarão melhorias para a sociedade. É importante que a solução para a causa seja achada, e [achada e bem] bem vista de ambas as partes, para que não haja uma nova paralização no ensino superior.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto obedeceu à estrutura dissertativa e fez boas colocações em torno da problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático nem um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para levar seu texto à excelência. Leia e produza sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente