Diversas universidades federais brasileiras estão paralisadas com o objetivo de obterem melhorias salariais e nos planos de carreiras. Em uma sociedade democrática, como a nossa, é direito dos cidadãos mobilizarem-se em busca de melhores condições trabalhistas. Entretanto, a greve dos servidores públicos está sendo prejudicial aos estudantes que almejam concluir o ensino superior.
No período Medieval, o conformismo era pregado pela Igreja Católica como um paradigma, visando evitar as rebeliões escravistas contra as condições subumanas de sobrevivência. As mobilizações caracterizam uma sociedade ativa que luta pelo cumprimento efetivo dos seus direitos e devem ser utilizadas como instrumento para obter justiça social, garantindo e ampliando as conquistas na sociedade capitalista vigente.
Em geral, os professores da rede pública têm uma carga horária árdua a ser cumprida e recebem uma remuneração ínfima, que não condiz com os esforços diários desses profissionais. Durante a greve, já houve algumas tentativas de acordo, mas nenhuma proposta do governo atendeu plenamente as reivindicações. Os representantes do poder executivo estão tratando de forma irrelevante os assuntos relacionados ao déficit na educação brasileira.
Para o Brasil deixar de ser classificado como um país Emergente e tornar-se um de Primeiro Mundo, é necessário investimento maciço na educação básica e profissionalizante. O alicerce para tal ação está na valorização da carreira dos educadores. Esses últimos são os responsáveis pela intelectualizarão dos indivíduos, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de enfrentarem o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e dinâmico.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e precisa, obedeceu à estrutura dissertativa e fez boas considerações em torno do tema. Contudo, você poderia ter realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e comprovar sua tese.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |