Na luta pela educação - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 09/08/2012

Status:

Corrigida
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Quando um grupo de trabalhadores decide parar, de maneira organizada, suas atividades, é configurada uma greve. Seu objetivo é pressionar o patronato ou governo a atender dadas reivindicações. Nesse momento, esse processo se dá no setor educacional, onde [em que] todas as categorias do ensino superior - como técnicos e professores - federal paralisaram suas atividades. Para que se entenda o motivo disto, é necessária uma retrospectiva.

Faz tempo que o Estado brasileiro deixou de dar a importância devida a [à] educação. Durante os últimos anos, mesmo com a chegada de um sociólogo e um operário ao governo, o quadro se manteve - piorando até em alguns aspectos. Não apenas o setor continua subfinanciado, girando em torno de 5% a sua verba, mas ele também perdeu recursos para a iniciativa privada; a exemplo dos programas PROUNI e REUNI, em que são formadas vagas através de isenções fiscais, para [fiscais para] alunos de baixa renda poderem cursar universidades particulares - grande parte de qualidade duvidosa.

Em um contexto desses, adicionando a quebra do acordo firmado em 2011 pelo governo, as universidades federais entraram em greve. Qual sua meta? Restruturar o ensino superior. Para que isso ocorra, é necessário que se destine 10% desde já do PIB para a educação. Esse dinheiro devera [deverá] ser revertido - no caso do ensino superior - para a recuperação da docência, da infraestrutura e da expansão das vagas da universidade. Desse fim que sai, por exemplo, reivindicações como criação de um plano de carreiras, aumento dos salários, jornada semanal de 20 horas, etc. [horas etc.].

Ora, medidas como essas somente beneficiarão a educação pública. Mesmo que, no curto prazo, sacrifícios tenham que ser feitos - como a paralisação do ano letivo -, haverá no longo prazo mais professores e alunos trabalhando em um ambiente adequado; [adequado,] onde não sejam dadas aulas, como já ocorre, em galpões. Enfim, a educação melhorará.

Portanto, é evidente que as greves lutam pela educação pública, já que demandam um tratamento digno ao ensino superior e a educação como um todo - afinal os 10% também compreenderiam os demais níveis. Cabe apenas ao Estado cumprir seus deveres constitucionais e ao governo, suas [governo suas] promessas de campanha.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto retratou bem a problemática do tema. Cuidado apenas com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. A fim de enriquecer seu projeto de texto e dar força à sua argumentação, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente