Quando um grupo de trabalhadores decide parar, de maneira organizada, suas atividades, é configurada uma greve. Seu objetivo é pressionar o patronato ou governo a atender dadas reivindicações. Nesse momento, esse processo se dá no setor educacional, onde [em que] todas as categorias do ensino superior - como técnicos e professores - federal paralisaram suas atividades. Para que se entenda o motivo disto, é necessária uma retrospectiva.
Faz tempo que o Estado brasileiro deixou de dar a importância devida a [à] educação. Durante os últimos anos, mesmo com a chegada de um sociólogo e um operário ao governo, o quadro se manteve - piorando até em alguns aspectos. Não apenas o setor continua subfinanciado, girando em torno de 5% a sua verba, mas ele também perdeu recursos para a iniciativa privada; a exemplo dos programas PROUNI e REUNI, em que são formadas vagas através de isenções fiscais, para [fiscais para] alunos de baixa renda poderem cursar universidades particulares - grande parte de qualidade duvidosa.
Em um contexto desses, adicionando a quebra do acordo firmado em 2011 pelo governo, as universidades federais entraram em greve. Qual sua meta? Restruturar o ensino superior. Para que isso ocorra, é necessário que se destine 10% desde já do PIB para a educação. Esse dinheiro devera [deverá] ser revertido - no caso do ensino superior - para a recuperação da docência, da infraestrutura e da expansão das vagas da universidade. Desse fim que sai, por exemplo, reivindicações como criação de um plano de carreiras, aumento dos salários, jornada semanal de 20 horas, etc. [horas etc.].
Ora, medidas como essas somente beneficiarão a educação pública. Mesmo que, no curto prazo, sacrifícios tenham que ser feitos - como a paralisação do ano letivo -, haverá no longo prazo mais professores e alunos trabalhando em um ambiente adequado; [adequado,] onde não sejam dadas aulas, como já ocorre, em galpões. Enfim, a educação melhorará.
Portanto, é evidente que as greves lutam pela educação pública, já que demandam um tratamento digno ao ensino superior e a educação como um todo - afinal os 10% também compreenderiam os demais níveis. Cabe apenas ao Estado cumprir seus deveres constitucionais e ao governo, suas [governo suas] promessas de campanha.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou bem a problemática do tema. Cuidado apenas com períodos longos a fim de não prejudicar a construção de sentido de seu texto. A fim de enriquecer seu projeto de texto e dar força à sua argumentação, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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