A greve de professores em universidades federais no Brasil tornou-se uma polêmica por gerar um descontentamento nos estudantes. O governo e os professores não entram num acordo prejudicando os estudantes e a educação pública no Brasil.
Somam-se mais de dois meses perdidos que professores estão paralisados e que o governo não encontra uma solução para acabar com esse problema que prejudica a educação. Estudantes são as vitimas [vítimas] dessa classe trabalhadora e desse governo que visa apenas a [à] Copa do Mundo e o [ao] seu partido no julgamento do mensalão.
A mídia pode ser um instrumento democrático, porém, não é isso que vemos. A greve dos professores no ensino superior deveria ser tratada com mais atenção por todos. Porque é na educação que nasce a esperança de um Brasil mais justo e qualificado. Os desvios de atenção não são novidades na educação pública brasileira, uma vez que, esses [que esses] problemas já surgiram na educação de base, que são as escolas de ensino fundamental e médio.
Para ocorrer mudanças num país que vive numa era de corrupção é preciso investimentos na educação pública. Investimento num ensino de qualidade, na valorização dos professores e em melhorias na estrutura escolar é sinônimo de progresso. É preciso manifestar-se em prol da educação pública para que tenhamos progresso num país em que os ignorantes fazem o poder popular que é o voto. Quanto maior a parcela de leigos [vírgula] melhor para o governo manipular e garantir sua eleição.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Amplie sua linha argumentativa a fim de comprovar suas colocações e melhor evidenciar as questões que envolvem o recorte temático.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |