A cada presidente que é eleito no Brasil, sempre entram com a ideia de melhoras na educação, de investimentos nela, mas a cruel história que atualmente envolve docentes e alunos está mostrando que para a educação nacional chegar a um alto patamar mundial ainda falta muito.
Professores de 57 universidades paralisaram as aulas por dois motivos principais: Salário baixo e infraestrutura inadequada para a execução das atividades de sala de aula e laboratoriais.
Há quem diga que a os [os] professores estão sendo egoístas, pois estes acham que eles visam apenas o seu próprio ganho financeiro, mas esse raciocínio é limitado, pois, realmente faltam recursos em sala de aula, como é o caso das aulas de medicina, que alunos estão sem aula de anatomia por falta de estrutura e equipamentos para a manipulação e estudo dos mesmos [da área], portanto o governo deve tomar medidas cabíveis para a resolução deste problema também.
O efeito deste movimento grevista, certamente melhorará as condições que as universidades federais apresentam, juntamente com o aumento salarial dos professores, que ganham muito menos do que de fato merecem, vez que preparam cada vez mais profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
O que nos resta agora é torcer para que diante da magnitude da situação vivida pelas universidades federais o governo haja de maneira séria e competente, pois agora o aumento da qualidade da educação pública está em suas mãos.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta, todavia realizou uma abordagem superficial da questão. Amplie sua percepção crítica dos fatos e desenvolva uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que leve seu texto a ir além do senso comum e da análise simplista.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |