Governo que muito promete e pouco faz - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 09/08/2012

Status:

Corrigida
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A cada presidente que é eleito no Brasil, sempre entram com a ideia de melhoras na educação, de investimentos nela, mas a cruel história que atualmente envolve docentes e alunos está mostrando que para a educação nacional chegar a um alto patamar mundial ainda falta muito.

Professores de 57 universidades paralisaram as aulas por dois motivos principais: Salário baixo e infraestrutura inadequada para a execução das atividades de sala de aula e laboratoriais.

Há quem diga que a os [os] professores estão sendo egoístas, pois estes acham que eles visam apenas o seu próprio ganho financeiro, mas esse raciocínio é limitado, pois, realmente faltam recursos em sala de aula, como é o caso das aulas de medicina, que alunos estão sem aula de anatomia por falta de estrutura e equipamentos para a manipulação e estudo dos mesmos [da área], portanto o governo deve tomar medidas cabíveis para a resolução deste problema também.

O efeito deste movimento grevista, certamente melhorará as condições que as universidades federais apresentam, juntamente com o aumento salarial dos professores, que ganham muito menos do que de fato merecem, vez que preparam cada vez mais profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O que nos resta agora é torcer para que diante da magnitude da situação vivida pelas universidades federais o governo haja de maneira séria e competente, pois agora o aumento da qualidade da educação pública está em suas mãos.

Comentários do corretor


Seu texto atendeu à proposta, todavia realizou uma abordagem superficial da questão. Amplie sua percepção crítica dos fatos e desenvolva uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que leve seu texto a ir além do senso comum e da análise simplista.

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente